Como fazer as crianças comerem frutas, verduras e legumes


De tanto falarem, todas as pessoas sabem que frutas, verduras e legumes são fundamentais para uma alimentação saudável, mas infelizmente não são essas todas que procuram se alimentar como devem. O Brasil é um país tropical que possui uma variedade enorme de hortifrutícolas frescas, bonitas e saborosas disponíveis ao consumidor, porém muitos brasileiros as ignoram sempre que conseguem. Não se alimentar com esses alimentos - que são ricos em fibras, minerais e diversas vitaminas - é um péssimo hábito da população, e esse péssimo hábito, na maioria dos casos, é adquirido com poucos anos de idade.

As crianças normalmente possuem um bloqueio e não aceitam as hortifrutícolas na alimentação, para o desespero da maioria das mães, que muitas vezes não sabem o que fazer para mudar a opinião do filho a respeito da comida. Retirar o alimento do prato? Jamais! O Ministério da Saúde recomenda o consumo diário de 400 gramas de legumes, verduras e frutas, isso considerando uma dieta de 2000 kcal.

Crianças que comem hortifrutícolas conseguem os nutrientes necessários para a boa saúde física e mental, se protegem de possíveis infecções, e claro, levam o bom hábito para a vida adulta. O Grupo Alimente separou uma lista de dicas que ajudam os pais a colocarem esses "temidos" (injustamente) alimentos no dia a dia dos filhos:

Referência

Quando a criança não quer se alimentar como precisa, é preciso que os pais quebrem todos os preconceitos. Principalmente os deles! Muitos adultos querem que seus filhos se alimentem direito, porém não dão um bom exemplo. Acrescentar saladas no almoço da família é um ótimo passo, crianças são muito visuais e tendem a imitar o que os mais velhos fazem.

Doces e Refrigerantes

Substitua o doce da sobremesa por frutas! Uma salada de frutas, por exemplo, em último caso coloque um pouco de leite condensado que irá colaborar para a aceitação da criança. Retire o refrigerante do cardápio de casa, pelo menos durante a semana, substitua por suco de frutas naturais.

Comida Colorida

Por incrível que pareça essa técnica funciona, e muito! Um prato bonito e cheio de cor chama a atenção da criançada: beterraba (roxa), batata (amarela), cenoura (laranja), alface (verde) e tomate (vermelho), por exemplo, desperta a vontade de qualquer pessoa quando estão bem arrumados no prato. Fazer carinhas e desenhos - com milho e ervilha, por exemplo - também é bem válido.

Sabor

Criança também possui paladar, nunca esqueça! Não custar nada temperar bem as verduras e os legumes que os seus filhos irão comer, coloque pouco sal, azeite, molho pronto ou até mesmo vinagre. O sabor ficará mais atraente para os pequenos.

Disfarce

Disfarçar o alimento é uma ótima alternativa, tanto para crianças como para adultos, isso é, o alimento tem o sabor "disfarçado" pelo gosto de outros alimentos mais saborosos, por exemplo: colocar maionese e azeitona picada em uma salada de legumes e verduras (batatas, cenouras, vagem, chuchu etc.), o gosto não aceito será camuflado pelo gosto da azeitona, que é mais forte, e a maionese irá disfarçar os ingredientes.


Não gosta de chuchu? Corte bem picadinho, coloque em uma panela e dê uma esquentada com um pouco de manteiga e sal. A cebolinha incomoda? Misture no caldo daquele feijão bem temperado. A couve flor tem gosto ruim? Jogue um queijo mussarela por cima e leve ao forno para derreter. Hortifrutícola também pode ser uma delícia, basta inovar!



Couve Flor com Queijo

Ingredientes

- 1 couve flor cozida
- 1 cebola média ralada
- 1 xícara de farinha de trigo
- Sal

Preparo

Faça o molho branco: refogue a cebola na manteiga e acrescente aos poucos a farinha de trigo até que a mistura fique levemente tostada, em seguida coloque uma pitada de sal e o leite, misture em fogo baixo até adquirir consistência. Coloque a couve-flor em um refratário e o queijo ralado por cima, cubra com o molho branco. Leve ao forno pré-aquecido e deixe por 10 minutos em fogo baixo.


0 comentários:

Postar um comentário