Lasanha


Preparada com camadas de massa de macarrão em folhas, queijo e muito molho, a lasanha faz a felicidade de muita gente no Brasil e mundo afora. Popularmente, acredita-se que é um prato tipicamente italiano, mas há algumas evidências que essa maravilha já era consumida há muito tempo atrás no Império Romano.

Os romanos chamavam esse prato de “lasanum" (latim = vaso, recipiente), e um pouco diferente do que estamos acostumados, a lasanha era feita de pedaços de massa que era cortada em quadrados e cozida em uma panela, normalmente consumida com legumes e, claro, deliciosos queijos. Anos mais tarde, especificamente no século XIX, a conhecida lasanha começou a ser preparada com folhas de massa alternada com camadas de queijos, sendo até publicada em um livro de receitas, por um estudioso chamado Francesco Zambrini, eternizando-a a receita em saborosas camadas.

Normalmente, somente queijos e molhos integravam essa especialidade, hoje em dia a lasanha possui os mais variados tipos de recheios. Com os queijos de grande sucesso na receita, como a mussarela, a ricota e o parmesão, é totalmente possível preparar um almoço (ou jantar) divino recheando a lasanha com frango, carne ou legumes. A lasanha, sem dúvidas, consegue agradar qualquer pessoa que não dispensa o sabor de um bom prato.


Lasanha Prática

Ingredientes

- 500g de massa de lasanha cozida
- 500g de carne moída
- 500g de presunto
- 500g de Queijo Mussarela Hebrom
- 2 Cremes de Leite Leve UHT Piracanjuba
- 3 colheres de sopa de Manteiga com Sal Piracanjuba
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
- 2 copos de Leite Longa Vida Piracanjuba
- 1 cebola ralada
- 3 colheres de sopa de óleo
- 1 molho de tomate
- 3 dentes de alho amassados
- 1 Queijo Parmesão Ralado Quatá
- Sal a gosto

Preparo

Faça o molho à bolonhesa, em uma panela refogue o alho, a cebola e a carne moída, após coloque o molho de tomate e deixe cozinhar, reserve. Faça o molho branco, em uma panela derreta a manteiga, coloque a farinha de trigo e mexa bem, aos poucos vá acrescentando o leite, por último acrescente o creme de leite, apenas misture. Em um refratário, coloque no fundo o molho à bolonhesa e por cima comece a colocar a massa da lasanha já cozida. Faça camadas alternadas de massa, presunto, mussarela e molho branco, termine com uma camada de massa e jogue o molho à bolonhesa por cima. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido para gratinar. Sirva quente, pura ou acompanhada de arroz branco.

0 comentários:

Postar um comentário