Mascarpone: fresco e cremoso!


O queijo Mascarpone surgiu no sul da Itália, mais especificamente na região Lombardia. Assim como dizem por aí, é um queijo realmente muito cremoso, resultado da mistura de creme de leite de vaca com gordura (de 25% a 35%) com uma solução de ácido cítrico (5%). É, sem sombra de dúvidas, um tipo de queijo, mas ainda há quem diga que o Mascarpone está mais para o lado do iogurte, devido seu processo de fabricação bem parecido com o da bebida.

Esse queijo italiano fresco e cremoso se encontra facilmente no Brasil, o Grupo Alimente distribui o Queijo Mascarpone Balkis aos estabelecimentos comerciais, principalmente para delicatessen, supermercados e grandes redes, em um prazo de no máximo 24 horas, pois por ser um queijo sem maturação, é necessário que seja consumido o mais rápido possível logo após sua fabricação.

O queijo Mascarpone é um alimento que pode ser salgado ou adoçado, dificilmente é consumido puro, sendo mais utilizado para o preparo de molhos, saladas, massas e sobremesas. Nas festas de final de ano, como Natal e Ano Novo, é um produto bem procurado pelos consumidores, por ser o ingrediente principal do clássico Tiramissu, levíssimo doce italiano.



Tiramisu

Ingredientes

- 500g de Queijo Mascarpone Balkis
- 8 colheres de sopa de açúcar
- 8 colheres de sopa de café forte sem açúcar
- 60 ml de rum
- 12 biscoitos champanhe
- 4 claras em neve
- 2 gemas
- Chocolate em pó

Preparo

Em um refratário de vidro, misture o café e o rum, molhe apenas um lado dos biscoitos na mistura e coloque-os forrando o fundo de uma forma retangular, o lado molhado deve ficar para cima, reserve. Faça o creme, em uma batedeira bata as gemas com o açúcar, a seguir coloque o queijo mascarpone e misture, por último misture com as claras em neve. Jogue o creme por cimas dos biscoitos no refratário. Deixe na geladeira por 24h. Sirva gelado e polvilhado com chocolate em pó.

0 comentários:

Postar um comentário