Chantilly: Sofisticação de Sobremesas


Reza a lenda que o indescritível e saboroso Chantilly surgiu a 35 quilômetros de Paris, criado por Fritz Karl Vatel, chefe suíço do Castelo de Chantilly, para acompanhar sobremesas e dar sofisticação aos pratos doces através do seu sabor e textura suave.

O chantilly é obtido a partir do creme de leite batido com açúcar e essência sob muito cuidado, porque quando batido além da conta, o creme vira manteiga e daí não tem mais conserto; mas para a felicidade de todos os confeiteiros, a empresa de Food Service Grupo Alimente distribui aos mercados o Chanty Mix Amélia Vigor, um chantilly vegetal que é elaborado sem adição de leite, mas totalmente idêntico ao chantilly original. O chantilly vegetal é utilizado com frequência em muitas confeitarias, restaurantes, padarias e lanchonetes devido ao seu tempo de duração, já que o chantilly a base de leite azeda rapidamente.

O Chanty Mix Amélia Vigor é mais saudável por ser isento de lactose, menos calórico e de fácil manuseio para obter o ponto desejado; é um creme muito usado para decoração de sobremesas, frutas e bebidas: sorvete, morango e café são memórias clássicas; para melhorar o visual das receitas, pode-se também acrescentar ao creme chantilly: corantes, licores, sucos etc. Basta soltar a imaginação!



Café Cremoso com Chantilly

Ingredientes

- 300 ml de café sem açúcar
- 100g de chocolate branco picado
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de chá de amido de milho
- 150 ml de leite
- Chanty Mix Amélia Vigor batido em chantilly
- Canela em pó

Preparo

Coloque o café em uma panela e adicione o chocolate branco e o açúcar, leve ao fogo e mexa bem até derreter todo o chocolate. Dissolva o amido de milho no leite e misture ao creme de café na panela, mexa bem até o creme engrossar. Coloque o creme de café pronto em uma caneca e jogue o chantilly por cima, use a canela em pó para decorar. Sirva quente.

0 comentários:

Postar um comentário