O rei de todos os queijos suíços: Gruyère!


No século XII, época que não havia maneiras de conservar os alimentos como nos dias atuais, o conde de Gruyères (comunidade da Suíça, no Cantão Friburgo) fundou um monastério em Rougemont (comunidade da Suíça, no Cantão Vaud) para a fabricação de produtos locais, lá os camponeses fabricavam os queridos queijos suíços, que era uma maneira de conservar os sais minerais e as proteínas do leite. O Gruyère é considerado “o rei de todos os queijos” na Suíça, a admiração vem do seu sabor frutado e adocicado quando novo, e levemente salgado e picante após um longo tempo de maturação.

É um queijo suíço, mas não é necessário ir tão longe para se deliciar com o Gruyère, o Grupo Alimente, empresa de food service brasileira, distribui aos estabelecimentos comerciais o Queijo Gruyère Quatá, queijo de coloração amarela, casca natural dura e com pequenas olhaduras. As características do Queijo Gruyère Quatá são marcantes, a casca dura surge a partir da longa maturação que é responsável por acentuar seu sabor, já as olhaduras são criadas por causa das gazes formadas pelos fermentos propiônicos, utilizados para sua obtenção.

O queijo Gruyère lembra o Emmental, tanto que também é o ingrediente principal quando o assunto é fondue, porém seu sabor é mais forte e sua textura bem mais cremosa. Mas sua utilização culinária não para por aí, o Gruyère possui um rico valor gastronômico, pode ser consumido com frutas, pães, sanduíches, legumes gratinados, sopas, molhos, ou simplesmente puro, acompanhado de vinhos tintos leves, brancos secos ou champanhe. O queijo Gruyère é ideal para servir em jantares e festas sofisticadas, mas nada impede que o mais famoso queijo suíço esteja presente no prato do consumidor a qualquer hora do dia.



Risoto de Alho Poró com Queijo Gruyère

Ingredientes

- 2 xícaras de arroz arbóreo
- 1 talo de alho poró cortado em rodelas finas
- 250g de Queijo Gruyère Quatá cortado em cubos
- 75 ml de vinho branco seco
- Queijo Parmesão ralado
- Manteiga
- Sal

Preparo

Em uma panela coloque 1 colher de manteiga e refogue as rodelas de alho poró, em seguida acrescente o arroz, sal a gosto e refogue um pouco mais. Acrescente o vinho branco e mexa até metade evaporar, após coloque água para cozinhar o arroz. Retire do fogo quando o arroz estiver pronto, acrescente 1 colher de manteiga, parmesão ralado a gosto e os cubos de queijo gruyère. Tampe a panela por alguns minutos para o queijo derreter, sirva em seguida.

0 comentários:

Postar um comentário