Entenda a diferença entre manteiga e margarina


Na hora da compra, é comum os clientes ficarem em dúvida: Afinal, qual a diferença entre manteiga e margarina? Dessa forma, nós, do Grupo Alimentos, vamos esclarecer as vantagens que há em cada uma dessas mercadorias.

A quantidade de calorias entre elas é quase a mesma. A diferença está na composição e no modo de preparo. A manteiga é rica em ácidos graxos e facilita a absorção de nutrientes presentes em outros alimentos. Há quem prefira o sabor da manteiga, que existe há séculos e é feita, geralmente, em produção caseira, a partir da gordura do leite. Ou seja, a gordura presente na manteiga é de origem animal.

Já a margarina é produzida com a hidrogenação de óleos vegetais. Como tem origem vegetal, não contem colesterol. Ela também é muito mais consumida do que a manteiga. De acordo com uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2002-2003, o consumo de margarina no Brasil foi de 1,6 quilos - contra 324 gramas da manteiga. São cinco vezes mais!

Em Food Service, é preciso esclarecer que nenhuma das duas são vilas da alimentação. Basta consumi-las com equilíbrio, preocupando-se sempre em manter uma dieta saudável, rica em vitaminas, fibras, minerais, e que fuja de qualquer excesso.  15 gramas por dia é o consumo ideal, segundo a nutricionista Ana Carolina Gagliardi.

A Vigor, que em sua cartela de produtos tem a Margarina Culinária , um item essencial na cozinha tanto de restaurantes quanto consumo doméstico, propõe uma receita de preparo simples, mas que vai bem desde o café da manha até o desjejum noturno: o Biscoito de Amêndoas. Uma dica da Vigor é acrescentar geleia, pode ser de morango, uva, framboesa... Enfim, uma infinidade de combinações! 



Biscoito de Amêndoas

Rendimento
40 biscoitos

Ingredientes
200g de Margarina Culinária Vigor
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de raspas de limão
1 xícara (chá) de amêndoas torradas e trituradas
1 gema
1 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo

Modo de preparo
Misture bem os ingredientes até obter uma mistura homogênea.
Sobre uma superfície lisa e enfarinhada, abra a massa com o rolo.
Corte os biscoitos no formato desejado.
Numa forma retangular (não é necessário untar) coloque os biscoitos, deixando um espaço entre eles.
Leve ao forno Médio pré aquecido por 10 minutos.
Retire do forno e deixe amornar.
Se preferir, sirva com geléia.

0 comentários:

Postar um comentário